
Dzongsar Khyentse Rinpoche
O atual Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, Thubten Chökyi Gyamtso,nasceu em 1961 no leste do Butão. Ele foi reconhecido como Tulku por S.S. Sakya Trinzin, e recebeu transmissões e ensinamentos de muitos dos maiores mestres do Budismo Tibetano, inclusive de S.S. o 16º Karmapa; S.S. Khyentse Rinpoche, Thubten Chökyi Gyamtso (seus avós paterno e materno); Chatral Rinpoche; Nyoshul Khen Rinpoche, Khenpo Appey, e muitos outros. Seu guru raiz foi Dilgo Khyentse Rinpoche, que começou a trinar Rinpoche a partir dos 7 anos.
Ainda adolescente, Rinpoche construiu um pequeno centro de retiro em Ghezing, Sikkim e logo começou a viajar e ensinar pelo mundo. Nos anos 1980, ele iniciou a restauração do monastério Dzongsar em Derge, uma responsabilidade que ele herdou de sua reencarnação anterior, Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. Ele estabeleceu o Instituto Dzongsar em Bir, India, (atual DKCLI em Chautra), que se tornou uma das instituições mais respeitadas no estudo da dialética avançada. Ele também supervisiona dois monastérios no Butão e estabeleceu centros de Dharma na Austrália, Europa, América do Norte e Ásia. Ele escreveu uma série de livros e fez filmes que foram premiados. Rinpoche viaja seguidamente pelo mundo, praticando e ensinando o Dharma.
Leia mais sobre o Rinpoche no site Siddhartha’s Intent.
Série Grandes Patronos
Em 2002, Dzongsar Khyentse Rinpoche começou a identificar alguns dos grandes patronos do Budismo, do próprio patrono de Sakyamuni, Sudatta Anathapindika até o rei guerreiro Ashoka. Sem estes patronos, o Budismo teria tido pouca chance de florescer. Clique nas imagens abaixo para saber mais.












