Texto de Preservação

A Fundação Khyentse apóia organizações e iniciativas individuais envolvidas na preservação de textos budistas seminais em tibetano, pali, sânscrito e outras línguas asiáticas. Muitos desses textos contém os ensinamentos de Buda, bem como ricos detalhes históricos sobre temas como metafísica, ética, filosofia, psicologia, medicina, poesia e arte.

Os três principais destinatários do suporte FK para preservação de textos são:

Buddhist Digital Resource Center (BDRC)

O trabalho do Centro Tibetano de Recursos Budistas (TBRC) é um excelente exemplo do impacto excepcional que o financiamento da FK pode fazer quando combinado com parceiros ideais. A vasta e única visão do TBRC de preservar digitalmente a literatura do povo tibetano, realizada por objetivos concretos e acionáveis, afetou significativamente o futuro do Budismo muito além do alcance da visão fundadora do TBRC. Entre 1999 e 2014, o TBRC digitalizou mais de 18.000 volumes (9.5 milhões de páginas), tornando-os acessíveis em formatos digitais e offline, e desenvolveu um modelo robusto de preservação que pode ser replicado em qualquer idioma para qualquer tópico.

GeneSmithatHome-NewDelhi1982

E. Gene Smith fundou o TBRC em 1999 para coletar, preservar, organizar, digitalizar e disseminar a literatura tibetana. O resultado é uma biblioteca digital moderna diferente de qualquer outra, uma coleção sem paralelo de textos que iluminam mais de 1.300 anos de literatura tibetana. Os textos incluem não apenas tratados filosóficos e religiosos, mas também incluem em medicina tradicional, astrologia, astronomia, alquimia, arte, história, geografia, biografia, gramática, cultura popular e poesia.

Ao usar a tecnologia digital mais recente, o TBRC está ajudando a garantir que os tesouros desta herança de sabedoria mundial não sejam perdidos ou novamente ameaçados devido a desestabilizações políticas, sociais ou naturais, assegurando estarem disponíveis para as gerações futuras. A Fundação Khyentse está empenhada em apoiar o trabalho do Centro de Recursos Budistas Tibetanos e continuar o legado de Gene.

Fragile Palm Leaves Foundation

A Fundação Khyentse apoia a iniciativa de preservação liderada pelo professor Peter Skilling da Fragile Palm Leaves Foundation, uma fundação sem fins lucrativos sediada em Bangkok, na Tailândia. O objetivo do FPL é preservar os antigos manuscritos budistas Pali e torná-los amplamente disponíveis.

A coleção do projeto também inclui manuscritos em várias línguas do Sudeste Asiático, além de Pali, Birmanês, Shan, Tai Khun, Tai Lue e Mon. Estes manuscritos estão em uma variedade de formatos, principalmente em folhas de palmeira, mas também em papel e outros materiais. Os subsídios da FK ajudam no dia-a-dia da operação da FPL.

Khyentse Center for Tibetan Buddhist Textual Scholarship

 

O Centro Khyentse para Bolsas Temáticas Tibetanas Budistas no Departamento de Estudos Indianos e Tibetanos, Instituto Ásia-África, na Universidade de Hamburgo, foi fundado em 2011. Sob a direção do professor Dorji Wangchuk, o Centro é dedicado à investigação acadêmica de textos tibetanos, principalmente budistas. Os principais objetivos do Centro são fortalecer a erudição textual budista tibetana, melhorar a troca acadêmica no campo e promover a cooperação entre pesquisadores e estudantes da Europa, América do Norte e Ásia.

O professor Wangchuk, professor de Tibetologia no Departamento de Estudos Indianos e Tibetanos da Universidade, foi muito inspirado pela visão de Rinpoche em promover o estudo das tradições textuais budistas através das atividades da Fundação Khyentse. De acordo com o professor Wangchuk, “O Centro Khyentse da Universidade de Hamburgo se encaixa no quadro mais amplo das agendas e aspirações da Fundação Khyentse e é único em seu foco, forma e função acadêmica, não apenas na Europa, mas em todo o mundo. É um verdadeiro tributo à visão e às atividades de Dzongsar Khyentse Rinpoche”. O professor Wangchuk descreveu o Centro Khyentse como “uma fortaleza de rigorosa investigação de textos tibetanos (principalmente budistas) que tem como objetivo obter uma compreensão precisa da filosofia budista tibetana e da riqueza intelectual da história do Tibete”.

“A Fundação Khyentse promove um estudo aprofundado dos textos em seus idiomas originais. Embora haja um apoio crescente para a exploração de conceitos budistas, como a atenção plena, a ênfase é mais sobre efeitos relativamente positivos, como redução de estresse ou controle de raiva. Muitas vezes é diluído e separado da visão budista essencial dos quatro selos. É tão importante que apoiemos estudos acadêmicos rigorosos para que a tradição da sabedoria possa ser preservada na sua totalidade”.

Cangioli Che

Diretora Executiva da FK

“A colaboração da TBRC com a Fundação Khyentse é uma parte crítica da saúde de nossa organização. A FK não apenas oferece apoio financeiro chave, mas também nos apoia na governança e no planejamento estratégico. É importante que as pessoas saibam que a Fundação Khyentse não só oferece generosamente fundos, mas também pessoas. A diretora executiva da FK, Cangioli Che (também membro do conselho da TBRC) e a estrategista Ivy Ang, foram absolutamente críticas para o desenvolvimento de planos estratégicos e métricas sobre os quais poderíamos nos preparar. Foi o início de nossos relatórios dos grandes números que fazem parte do nosso foco organizacional – sabemos como fazer coisas em escala”.

Jeff Wallman

Diretor Executivo, The Tibetan Buddhist Resource Project, Centro Tibetano de Recursos Budistas (TBRC)

Notícias Relacionadas