KF-India

A FK está fazendo um esforço especial para reviver a herança Budista na Índia, fonte do grande rio do Budismo, local onde o Buda Sakyamuni nasceu, alcançou a iluminação e ensinou por 45 anos antes de passar para o Parinirvana. De acordo com o desejo do Rinpoche de extender o apoio da Fundação para novos projetos na Índia, e de facilitar as atividades presentes, a FK-Índia foi incorporada pelo Ministério de Negócios Corporativos em agosto de 2011, sediou a primeira reunião do Conselho em Bodhgaya em outubro de 2012 e recebeu o benefício de isenção fiscal em novembro de 2012.

“Existem poucos lugares neste mundo onde todos os budistas se reúnem sob um guarda-chuva – do peregrino que oferece orquídeas frescas da Tailândia ao tibetano que viajou de trem ou ônibus desde os Himalaias com a oferenda de mandala de turquesas e corais, ou o ocidental que medita sob a sagrada árvore Bodhi. Todos compartilham o compromisso em comum de compreender e aprofundar seu relacionamento com este lugar sagrado – o Mahabodhi Mahavihara, o Grande Templo de Bodhgaya”

Richard Dixey, diretor associado da Light of Buddhadharma Foundation International e assessor da Fundação Khyentse

“Ser um membro do conselho da FK não apenas tornou possível me conectar com pessoas engajadas em trabalhos extraordinários no campo de Estudos Budistas – seja em pesquisa ou tradução – como me deu a oportunidade de encontrar professores incríveis do Dharma do Buda. O Rinpoche sempre me inspirou a explorar a grande tradição Nalanda e a reconhecer as jóias escondidas ali.”

Raji Ramanan

Assessor para a KF-India, membro do conselho

“Em Pune, nós desejamos criar um assento moderno para o aprendizado, combinando talento nativo com metodologias escolásticas modernas. A Bolsa da FK para professores visitantes facilita a interação dos professores parceiros com os apoiadores globais no campo dos Estudos Budistas, através de programas de ensino especiais e pesquisas conjuntas”.

Professor Mahesh Deokar

Chefe do Departamento de Pali, da Universidade de Pune

Projetos da Índia

Light of Buddhadharma Foundation

A Fundação Khyentse vem dando apoio à Light of Buddhadharma Foundation International (LBDFI) em sua missnao de revitalizar o Dharma do Buda em sua terra mãe, a Índia. Uma das atividades primárias é o Cerimônia Internacional de Entoação do Tipitaka em Bodhgaya. Os monges Teravada viajam para Bodhgaya para entoar sutras do Cânone Pali. Subsídios da Fundação Khyentse deram suporte a viagem internacional dos monges que fazem palestras sobre o Dharma na cerimônia, e a impressão do Dhammapada que foi distribuído em Nagpur e Delhi, e outras cerimônias de Recitação do Tipitaka patrocinadas pela LBDFI que acontecem ao redor da Índia.


Sociedade Budista para a Juventude

YBS Members With His Holiness Karmapa at Dharamshala

{Membros do YBS com S. S. O Karmapa em Dharamsala}

 

O YBS é um movimento voluntário, não governamental, não sectário e sem fins lucrativos, de desenvolvimento pessoal baseado no Budismo engajado. Estabelecido em 1986 em Sankisa, Uttar Pradesh, Índia, o YBS trouxe iniciativas de base, envolvimento e desenvolvimento da mente para milhares de aldeões na Índia. Os subsídios da FK-Índia deram apoio a uma diversidade de projetos do YBS.


 DKCLI Acampamento Médico

Por Nisheeta Jagatani

Para tratamentos continuados, todos são bem vindos à vir até a clínica dentro do Shedra

Para tratamentos continuados, todos são bem vindos à vir até a clínica dentro do Shedra

Desde sua inauguração em 2006, o Instituto Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö (DKCLI) tornou-se parte integral das comunidades vizinhas. O instituto se situa no sopé da bela cadeia de montanhas Dhauladhar dos Himalaias, em Himachal Pradesh, perto da cidade de Chauntra. O assentamento tibetano perto de Chauntra sedia duas escolas tibetanas e um lar para idosos. Outros vilarejos cercam Chauntra e a ocupação primária dos aldeões é a agricultura.

DKCLI tem uma clínica médica no campus, mantida pela FK-Índia, que conta com uma enfermeira em tempo integral e com a presença de médicos duas vezes na semana. A Clínica oferece um tratamento inicial e preventivo de problemas de saúde de monges e moradores da região. Uma média de 657 de pacientes visitam a Clínica a cada mês, apresentando diferentes problemas de saúde como viroses, gripes, problemas gástricos e respiratórios. Eles também são convidados para o “acampamento dentário” que acontece anualmente na clínica para auxiliar na saúde e na higiene bucal dos monges. Recentemente, a Clínica investiu em um computador e em um sistema para dar suporte, documentar efetivamente e manter os registros médicos dos pacientes.

Do dia 11 ao dia 17 de Novembro de 2013, a FK-Índia organizou no instituto um acampamento médico gratuito, pelo segundo ano consecutivo. Consultas e medicamentos foram oferecidos de graça para um total de 488 pacientes que sofriam de doenças como a influenza, gripes, diarreia e asma. “Com base no sucesso da semana médica da Fundação Khyentse que aconteceu ano passado, muitos aldeões voltaram esse ano,” disse Dr. Abhishek Sharma, o médico responsável. “Esse ano recebemos mais crianças, mulheres e pacientes idosos.”

À medida que a notícia se espalhava, grupos de idosos tibetanos de aldeias vizinhas e alunos da TCV Escola Chauntra puderam aproveitar o acampamento médico. Diversos aldeões viajaram longas distâncias para conseguir tratamento. “Ouvi dizer que vocês estão nos oferecendo medicamentos de boa qualidade,” disse Ashok Ram, um produtor rural. “É por isso que peguei um ônibus com meu neto para vir tratar ele aqui. Ele tem 5 anos e está com uma tosse seca.” O acampamento médico se provou muito benéfico para as comunidades Indiana e Tibetana e, por isso, a FK-Índia pretende manter o financiamento para o projeto nos próximos anos.

História relacionada: atualização sobre a Clínica DKCLI

 

Parceria com a Universidade de Pune
Equipe FK-Índia

S. Badrinarayanan, Membro do Conselho

Rajiv Sharma, Membro do Conselho

Suresh Jindal, Assessor

Raji Ramanan, Assessor

Prashant Varma, Assessor

Isabel Pedrosa, Contato FK

Pema Wangchuk, Contato na Índia