Um altar online para Tara, o patrono e protetor da Fundação Khyentse.

O!
Grande Bhagavati Arya Tara
Dissipe os meus obscurecimentos e os de todos os seres sencientes.
Nos conduza rapidamente à iluminação.
Que em nossas vidas possamos encontrar circunstâncias favoráveis.
Que obstáculos externos e internos à iluminação,
como doenças, morte extemporânea, pesadelos, maus presságios e medos, possam ser dissipados.
Que as nossas mentes possam se voltar ao Dharma.
Nos obrigue a sermos diligentes, nos force a ver seu rosto.
Incite-nos a perceber shunyata, a Bodhicitta última.
Cause o nosso renascimento no reino de Amitaba.
Como você é bela!
Como é poderosa!
Como é infinita!
Que possamos nos tornar como você.
Que através desta súplica, onde quer que estejamos,
não encontremos pobreza, fome ou discórdia.
Que o Dharma prevaleça.

Dzongsar Khyentse Rinpoche compôs este ode a Tara em 3 de abril de 2017

Galeria Tara

“Eu e a Fundação Khyentse decidimos suplicar especificamente a Tara por várias razões. Primeiro, KF tem essa aspiração de ser um patrono dos praticantes e estudantes de Buddhadharma e de ajudar aqueles em cuja mente e coração o Dharma está começando a crescer. E para isso precisamos de proteção e orientação. Nossa coragem não deve diminuir, não devemos perder nossas forças e, para isso, precisamos da bênção de Tara. Além disso, a visão errada é um dos obstáculos mais cruéis do século XXI, e acho que esse será um problema contínuo, especialmente para a próxima geração. Portanto, para que todos nós e todos os seres sencientes sejam protegidos da visão errada, planejamos orar e fazer esse grandioso puja de Tara, pelo qual estou muito feliz.

“Todos os budas e bodhisattvas são essencialmente os mesmos. Os Budas transcendem todos os tipos de formas, cores, formas e rótulos, como gênero. Da mesma forma, Tara vem em muitas manifestações. Tara não é outra coisa senão a natureza de sua própria mente. Ela não é realmente ele ou ela ou verde ou branco. Ela não tem necessariamente muitas mãos ou duas mãos. Mas, como estamos tão iludidos, só podemos entender através de referências como números, cores, formas, coisas tangíveis, e é por isso que temos Aryatara e as outras 21 manifestações. Esta é a mandala principal do puja que estamos fazendo desta vez. ”

—Dzongsar Khyentse Rinpoche

De 24 de março a 13 de abril de 2017, Dzongsar Khyentse Rinpoche conduziu um puja de Tara de 21 dias para prestar homenagem a Tara. Rinpoche ofereceu pessoalmente esse puja para agradecer a Tara por seu apoio à Fundação Khyentse e suplicá-la para continuar ajudando o Dharma a florescer. Nesta breve entrevista, ele explica mais.
Desde que a fundação começou em 2001, tivemos 15 anos incríveis, e esta é a maneira de Rinpoche reconhecer a proteção e a orientação de Tara e de todos os budas e bodhisattvas. Veja os rostos do vídeo do Puja de Tara acima. 
Dzongsar Khyentse Rinpoche encomendou a pintura dos 21 Taras em estilo moderno. Aqui eles são acompanhados por um remix de Rinpoche cantando Louvores para 21 Taras em tibetano. Você também pode baixar essas imagens de alta resolução abaixo.
Tudo é impermanente…

Rinpoche convidou a sangha global para participar de uma recitação ao vivo dos Louvores às 21 Taras em 12 de abril de 2017. Esta foi uma oportunidade de participar do puja que estava ocorrendo em Chauntra na DKCLI. Pessoas de todo o mundo se conectaram. Houve comentários ao vivo sobre o visual, a comida e a atmosfera geral do puja. A transmissão durou a noite toda e terminou com os momentos finais comemorativos  quando se lançou o tsampa. Pétalas voavam pelo ar, todos estavam aplaudindo. Não há registro desta transmissão. Às vezes, as coisas não devem ser capturadas.