Preparando as Futuras Gerações

“Depois de ensinar a filosofia budista tanto no Oriente quanto no Ocidente há muitos anos, percebo que é hora de pensar seriamente sobre as gerações futuras e como nós, como comunidade, podemos melhor prepará-las para os desafios e oportunidades que essa vida apresenta”.

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

Qualidade de um Professor

“A qualidade mais importante de um professor é a bondade. O ensino não deve ser tratado como um trabalho. É uma grande responsabilidade, você é realmente responsável pela vida de alguém”.

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

Um Ser Humano Decente

“Quando se trata de educação budista, não falo necessariamente sobre uma escola onde ensinamos sutras e criamos crianças para recitar shlokas (versos). Estou falando de uma escola ou currículo ou sistema que coloca a ênfase em ser um ser humano digno, ao invés de ser um ser humano rico”.

– Dzongsar Khyentse Rinpoche

A Fundação Khyentse está explorando maneiras de apoiar pais e professores budistas para criar as condições  de que as crianças voltem suas mentes para o dharma.

A FK incentiva os professores e os programas infantis a se candidatarem às Bolsas Ashoka. Nós também estabelecemos o FK Children’s Book Prize para autores. E apoiamos os subsídios da Fundação Hemera para que os educadores aprofundem sua prática de meditação.

Desenho de Ashoka por Sally Devorsine, encomendado pela Fundação Khyentse.
Grandes Recipientes
  • Projeto de texto de Educação Ética (na linguagem Bhoti – tibetano literário) de Patrick Dowd – Desenvolvimento de um conjunto de livros didáticos para estudantes na região tradicionalmente budista de Leh, na Índia.

  • A União Budista Alemã – Gerando materiais budistas e desenvolvendo programas de treinamento de professores budistas no sistema escolar alemão.
  • Bodhi Kids —Desenvolvendo um modelo de programa para a educação de crianças em centros budistas de Nova York.
  • A Fundação para o intercâmbio cultural com o Extremo Oriente, na Polônia, publica livros infantis budistas.

  • Educação Lhomon – Em colaboração com as instituições de ensino existentes no Butão e em harmonia com as metas governamentais, cria alternativas de educação que reforçam as antigas tradições de sabedoria do Butão e introduzem práticas de desenvolvimento progressivo e sustentável.

  • Pal Ewam Namgon Nunnery – Fornecenedo educação gratuita para crianças desfavorecidas no Nepal.

  • Bodhi Seeds — Um acampamento budista de 10 dias para crianças
Notícias do Arquivo

O Prêmio do Livro Infantil da Fundação Khyentse

Acampamento de meditação para professores do Butão

FK Communique: Excelência em Educação

Inspiração para o currículo da Escola Siddhartha

Filosofia da Escola Siddhartha, Austrália

A FK se junta com o Lótus Branco para estabelecer uma nova escola primária em Sikkim

Comitê de direção

Noa JonesKF Education Coordinator and Program Director of MWE

Lucie Jurikova

Candice Tsuei

Genevieve Waltcher

Jennifer Yo

“Bodhi Kids compartilha completamente as aspirações da Fundação Khyentse: “disponibilizar gratuitamente os ensinamentos primários de todas as linhagens budistas” e “estender a sabedoria e a compaixão de Buda o mais largamente possível”. Oferecemos alegremente esta plataforma em serviço ao Buddhadharma e para o benefício dos seres conscientes.

Maya van der Meer

Fundadora e diretora, Bodhi Kids

“Não estou falando sobre educação budista com o propósito de formar budistas. Essa é uma visão muito limitada. Estou falando sobre a educação budista para formar pessoas decentes.”- Dzongsar Khyentse Rinpoche

“Nos sistemas de educação que temos agora colocamos muito valor em coisas como graus de escolarização. Eles estão sendo programados para conseguir empregos. Estamos completamente apanhados nesta rede de fenômenos chamada de trabalho. Isso realmente vai nos levar confortavelmente além de 20 anos? Eu não penso assim.” – Dzongsar Khyentse Rinpoche

“Pelo que posso ver, muitos dos sofrimentos em nosso mundo parecem ser um subprodutos de como as pessoas foram educadas”. – Dzongsar Khyentse Rinpoche

“Como budistas, podemos contribuir para o entendimento das crianças, oferecendo uma experiência de centenas e centenas de anos de ensino de como tudo é interdependente.” – Dzongsar Khyentse Rinpoche