Chökyi Gyatso Institute (CGI) em Samdrup Jongkhar, Dewathang, Butão, é único de muitas maneiras. Começou como um pequeno templo construído pelo avô materno de Dzongsar Khyentse Rinpoche, o falecido Lama Sonam Zangpo. Após uma renovação que levou 10 anos, o monastério entrou na fase final de reconstrução em 2015. Ao aderir a um programa tradicional comprovado pelo tempo, o monastério é um campo de testes para algumas das inovações mais avançadas de Dzongsar Khyentse Rinpoche na educação monástica.

CGI é um shedra (faculdade monástica), oferecendo uma educação completa na filosofia budista a mais de 140 monges. É também um monastério ativo com uma agenda movimentada sustentando a linhagem prática de Jamyang Khyentse Wangpo, incluindo drubchos e drubchens anuais, com base em Khandro Sangdu, Pema Tseyi Nyingtik, Vima Ladrub, Minling Dorsem e Phagma Nyingtik, bem como muitas outras práticas.

Mas o que torna o shedra realmente excepcional é o seu compromisso com o meio ambiente e a comunidade através da sua colaboração com a Lhomon Education e a Iniciativa Samdrup Jongkhar (SJI). O monastério é um dos primeiros a declarar uma política de Resíduos Zero, incentivando a comunidade a reconsiderar o hábito de oferecer biscoitos embalados e lanches, colocando um grande valor em tecidos tradicionais, manteiga caseira, vegetais orgânicos cultivados localmente. Os monges aprenderam e instituíram uma série de práticas sustentáveis desde o lançamento da SJI em 2012.

A visão de Rinpoche é ter um corpo de monges educados, informados e envolvidos no mundo ao seu redor. Jovens monges no shedra estão participando de um projeto piloto para desenvolver currículos alternativos, holísticos, integrando arte e meio ambiente na sala de aula. Rinpoche nomeou Drubgyud Tenzin Rinpoche, a encarnação de Lama Sonam Zangpo, para ser chefe do monastério em 2015. A pedido de Rinpoche, Drubgyud Tenzin Rinpoche desenvolveu um novo currículo inovador para monges noviços, apresentando-os aos conceitos fundamentais do Dharma através de jogos interativos, música e artes. Durante duas horas por dia, a Lhomon Education também oferece uma educação secular com aulas de matemática, ciências, inglês e estudos sociais. Além desses programas de educação, a FK apoia as necessidades básicas de todos os monges.

Contato

Dechen Lhendup
Instituto Chökyi Gyatso
Dewathang, Samdrup Jongkhar
Butão

Telefone: +975-7-260123
Móvel: +975-17435506
Email: dlhendup2009@gmail.com

Facebook

Educação Lhomon

Em 2013, a Lhomon Education começou a implementar um currículo monástico secular no Instituto Chokyi Gyatsho (CGI) em Dewthang, Butão Oriental. Um conjunto de vinte e quatro unidades educacionais seculares abrangentes, com base na estrutura LME, serão desenvolvidas ao longo de quatro anos. Leia Mais >>

Uma reunião importante dos principais educadores do Butão e internacionais, incluindo o Ministro da Educação e Secretário do país, reuniu-se em Thimphu, em dezembro de 2009, para trazer a Felicidade Nacional Bruta ao sistema educacional do Butão. Leia Mais >>