Bolsas para Estudos Budistas

Bolsas para apoiar indivíduos que desejam estudar o Dharma em um ambiente formal.

Auxílio para Práticas Individuais

Subsídios para dar suporte a indivíduos que desejam praticar o Dharma em retiro, ir a ensinamentos públicos ou outros ambientes de prática.

Bolsas para Formação em Tradução

Subsídios para dar suporte a tradutores em treinamento na área de literatura canônica em tibetano e sânscrito.

Bolsas Ashoka

Pessoas trabalhando para ampliar as atividades do Dharma no mundo inteiro, de formas criativas e duradouras, podem se candidatar a receber apoio através dos subsídios para projetos especiais oferecidos pela Fundação Khyentse para organizações e indivíduos.

Bolsas para Educadores

O Programa de Bolsas para o Educador Contemplativo dirige-se para aqueles que estão trabalhando correntemente em tempo integral em ensino fundamental e médio e desejam aprofundar suas prática meditativas pessoais.

Premiações

Prêmios por excelência em estudos budistas, tradução, serviços prestados ao Dharma e outros.

Candidate-se a receber auxílio

A Fundação Khyentse provê uma variedade de oportunidades para indivíduos e grupos receberem fundos para aprofundar seus estudos, práticas e atividades do Dharma. Nós temos também parcerias com muitas instituições de ponta para estabelecer bolsas de estudos e programas de premiação acadêmica. 

No espírito não sectário da Linhagem Khyentse, nós aceitamos candidaturas de professores budistas, estudantes, especialistas, tradutores, praticantes e retirantes de todas as tradições de qualquer lugar do mundo. Comitês designados por Khyentse Rinpoche trabalham juntos em toda América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia para analisar cada candidatura.

Formulários

Após selecionar o auxílio ou bolsa de estudo adequado nos links acima, e de rever todos os critérios e detalhes de elegibilidade, você pode baixar diretamente os formulários aqui:

 

  • Bolsas Para Estudos Budistas
  • Auxílio Para Práticas Individuais
  • Bolsas Para Formação Em Tradução
  • Bolsas Ashoka
  • Bolsas Para Educadores
  • Premiações

 

Perguntas Frequentes

P: Posso me candidatar para a bolsa de Estudos Budistas e o Auxílio para Retiro Pessoal no mesmo conjunto de formulários?

R: Não, você só pode se candidatar à Bolsa de Estudos Budistas ou ao Auxílio para Retiro Pessoal em separado.

P: Com que periodicidade eu posso me candidatar às bolsas?

R: Se você nunca recebeu uma bolsa, você pode se recandidatar quantas vezes desejar. Se você já foi beneficiado por uma bolsa, você deve finalizar o período correspondente à sua bolsa antes de se recandidatar.

P: Existe um limite financeiro para o valor  do auxílio que eu posso requerer?

R: As Bolsas tendem a variar entre US$500 e US$4.000,00, mas você pode se candidatar a qualquer quantia. Nós concedemos somas maiores dependendo de nosso orçamento e da proposta da candidatura.

P: Como eu posso saber se atendo os critérios de eligibilidade para receber uma bolsa ou auxílio financeiro da FK?

 

P: O programa de Bolsas da FK apoia o estudo e prática do Darma de Buda. Se você está matriculado num programa de graduação em Estudos Budistas, estudando tibetano com o propósito de tornar-se tradutor, ou está participando de um retiro, você é elegível para se candidatar a uma Bolsa para Estudos Budistas ou Auxílio para Retiro Pessoal. Outros projetos que não incluem estudo ou prática, como publicações de textos traduzidos, por indivíduos, grupos ou instituições, são elegíveis para candidatar-se a uma Bolsa Ashoka. A Fundação Khyentse não dá suporte para contruções ou melhorias de capital.

P: Posso me candidatar se eu desejar fazer uma peregrinação?

R: A FK oferece suporte para viagens de peregrinação e retiro através de Auxílio de Prática Individual.

P: Eu preciso complementar o financiamento da FK com meus próprios recursos?

 

R: Em geral nossa expectativa é de que a Bolsa ou Auxílio da FK pague não mais do que a metade do custo do projeto, estudo ou retiro. Existem exceções, como os monásticos, que nós financiamos integralmente.

P: Posso me candidatar para um financiamento da FK para estudar no RYI?

 

R: Nós aceitamos candidaturas para estudos no RYI apenas para Bolsas de Estudos para Tradução. Para todos os outros cursos, a FK tem um programa de bolsas combinadas com o Rangjung Yeshe Institute que é gerenciado pelo RYI. Nós apoiamos os alunos para estudar no RYI através deste programa; para receber nosso financiamento, você deve se inscrever diretamente no RYI.

P: Quais são os prazos finais para as Bolsas e subsídios?

R: Bolsas para Estudos Budistas e Auxílio Financeiro para Prática Individual têm as mesmas janelas de prazo final: duas vezes por ano, de 15 de dezembro a 15 de janeiro e de 15 de junho a 15 de julho. As Bolsas para Estudos de Tradução têm uma janela annual de 1º de fevereiro a 1º de março.

P: Posso me candidatar tanto para a Bolsa de Estudos Budistas quanto para a de Estudos de Tradução?

 

R: Sim, nós aceitamos as candidaturas de uma pessoa para os dois programas de bolsas, mas concedemos o benefício de somente uma delas. Se você for aceito para ambos os programas, vai receber somente a Bolsa de maior valor.

P: Posso me candidatar para a Bolsa de Estudos Budistas como tradutor novato?

 

R: O programa TSS dá apoio para candidatos de grau avançado nos estudos de Tradução de Tibetano ou em Estudos Budistas com o objetivo de tornarem-se tradutores. Em geral, nós damos suporte ao estudo de Tibetano porém estamos ampliando nosso critério para incluir outras línguas em determinados casos. É preciso que você tenha alguma experiência em tradução e que esteja trabalhando em seu campo como tradutor antes de ser cogitado para o TSS.

P: Posso me candidatar para o TSS se eu não estiver frequentando alguma das instituições que foi inicialmente apoiada pela FK?

R: O programa TSS está aberto a qualquer estudante em qualquer grau avançado do progama de Estudos Budistas ou Estudos de Tradução. Nós não temos mais instituições preferenciais.

Deer Park Institute

 

Em 2006, Rinpoche estabeleceu o Deer Park Institute (DPI) em Bir, na Índia, no sopé dos Himalaias. A visão de Rinpoche para reviver o espírito de pesquisa aberta e profunda da antiga Universidade de Nalanda sobre o Budadharma. Alunos de todo o mundo vêm ao DPI para ouvir, contemplar, meditar e experimentar os ensinamentos. A Fundação Khyentse tem financiado a operação de Deer Park desde o seu início e está muito feliz em testemunhar seu rápido crescimento e seu caminho gradual para a independência financeira através de doações (dana) de participantes e doações de várias fontes, incluindo o governo indiano.

Universidade da Califórnia em Berkeley

Em 2006, a Universidade da Califórnia, Berkeley, anunciou a criação da cátedra KF Distinguished no budismo tibetano, graças a uma dotação de US $ 1 milhão da Fundação Khyentse. Saiba mais sobre a colaboração da KF-UC Berkeley ao longo dos anos: https://khyentsefoundation.org/focus/focus_july15.html.

Eötvös Loránd University

Em 2016, a Fundação Khyentse assumiu o compromisso de financiar programas de Estudos Budistas no Instituto de Estudos do Leste Asiático da Universidade Eötvös Loránd (ELTE) em Budapeste, Hungria. Com esse financiamento, a universidade estabelecerá uma posição adicional no corpo docente e oferecerá mais cursos de budismo e tibetano para os estudantes de BA da universidade. O novo membro do corpo docente também irá liderar o desenvolvimento de um programa de mestrado em Estudos Budistas e coordenar as atividades do recém-criado Centro de Estudos Budistas de Budapeste.

Universidade de Sydney: Conferencia da KF-UBEF

Em 2017, a Fundação Khyentse celebrou uma parceria inovadora com a Universidade de Sydney, na Austrália, estabelecendo uma nova posição acadêmica em Estudos Budistas Tibetanos. A conferência é financiada em conjunto pela KF e pela UBEF (University Buddhist Education Foundation) com o apoio da Fundação Aberbaldie. Graças à Palestra KF-UBEF e aos cursos que serão oferecidos por meio dela, a Universidade de Sydney oferece agora o mais abrangente programa de Estudos Budistas na região da Australásia e no Hemisfério Sul.

Instituto Rangjung Yeshe: Programa de Fundos Combinados

Em 2016, a Fundação Khyentse concedeu uma doação de US $ 20.000 ao Instituto Rangjung Yeshe, no Nepal, para apoiar seu programa de ajuda financeira. É um programa de fundos combinando pelo qual a Fundação Khyentse combina com a contribuição do Instituto Rangjung Yeshe.

Universidade da Pensilvânia: Prêmio KF de Excelência em Estudos Budistas

Prêmio KF de Excelência em Estudos Budistas 2016: Paul McBain

Paul McBain é aluno do segundo ano de doutorado no Departamento de Estudos Religiosos, com foco em poesia budista comparada no Japão e na Tailândia. Ele fala japonês e tailandês e estuda sânscrito e pali. Ele também é um estudante de religião e teoria literária. Sua BA é da Universidade de Oxford e seu mestrado é da Universidade de Chicago. Seu mais recente projeto é sobre a vida e obra do poeta mais famoso da Tailândia, Sunthorn Phu.


Universidade de Artes de Tóquio: Artista chinês estuda artes de restauração no Japão

Han Weimeng recebeu um subsídio da KF Ashoka para o ano acadêmico de 2014-2015 na Universidade de Artes de Tóquio. A bolsa permitiu que ele concluísse um curso de Mestrado em Artes na pintura tradicional japonesa. Seus objetivos eram adquirir técnicas tradicionais de cópia de murais japoneses e aprimorar as habilidades de preservação da arte budista.

Pal Ewam Namgon Nunnery School

A Escola de Convento Pal Ewam Namgon foi fundada em 2011 para fornecer gratuitamente educação moderna budista e secular a meninas desfavorecidas ou órfãs na região remota do Himalaia de Mustang, um distrito do Nepal. Atualmente, a escola abriga 39 freiras de todo o Nepal. A KF contribui para a educação dessas jovens financiando os salários de vários professores da escola.

Conferência das Mulheres Budistas da Mongólia

Em 2015, a Conferência de Mulheres Budistas da Mongólia reuniu 300 mulheres budistas mongóis que eram ativas em suas comunidades locais, tanto rurais quanto urbanas, para compartilhar suas experiências, aspirações e desafios, aprender uns com os outros e estabelecer metas e cooperação comuns. . Um subsídio da Fundação Khyentse ajudou a cobrir a assistência e as despesas de viagem para mulheres de áreas rurais que, de outra forma, poderiam não ter participado, além de refeições e aluguel do espaço da conferência.

Reentrada de Foco

O Focus Reentry é um programa de mentores baseado em princípios budistas que oferece aconselhamento gratuito e ajuda na obtenção de recursos para atender às necessidades imediatas dos infratores que estão entrando novamente na sociedade. A Fundação Khyentse tem apoiado a Focus Reentry desde 2012. Um subsídio da KF de 2014-2015 ajudou a organização a servir pessoas em duas capacidades: Necessidades Humanas e Suporte a Mentores.

Academia Budista Internacional do Sri Lanka

Fundação Khyentse apoiada Ven. Bhante Buddharakkhita (Steven Kaboggoza, de Uganda) em seu B.A. estudos em liderança budista na Academia Budista Internacional do Sri Lanka, Kandy, Sri Lanka.

Sarah College

Sahil Kumar recebeu bolsas de estudo em 2011 até 2014 para estudar no Sarah College em Dharamsala. Ela escreve: “Estou totalmente comprometida em aprender a filosofia budista para poder servir os budistas indianos. Muito obrigado à Fundação Khyentse por me conceder bolsa de estudos pela qual estou aprendendo o budismo “.

National Cheng Chi University

A Fundação Khyentse atualmente faz parceria com programas de Estudos Budistas em treze universidades em quatro continentes para incentivar a excelência na erudição budista. A National Cheng Chi University é um dos nossos parceiros.

Programa de assistência educacional budista-khmer

A KF desenvolveu parceria com o Programa de Assistência à Educação Khmer-Budista (KEAP) no Camboja para apoiar a recuperação da linhagem Theravada da sangha cambojana através do ensino superior de monges qualificados.

Centro de Retiros Karma Tekchen Yi Ong Ling

KF ajudou a apoiar René Vejvoda em um retiro de três anos no Centro de Retiros Karma Tekchen Yi Ong Ling, na Alemanha.

Bodhi Kids

Inside-Out Prison Project

Light of Buddhadharma Foundation International

Preah Sihanouk Raja Buddhist University

Ven. Bhante Buddharakkhita

Dr. Chao Tung-Ming, KF Award for Outstanding PhD Dissertation

Programa de Professor Visitante

The Mani Foundation

Universidade de Viena

Associação Internacional de Estudos Tibetanos

Acampamento de meditação para professores butaneses

Rice University

Bhutan Nuns Foundation

Prêmio KF de excelente tradução

KF Scholarship Recipiente: Luke Younge

 

 

 

In 2009 with the support of a KF scholarship, Luke Younge completed two summer courses of study at Nitartha Institute in the United States. Luke is bringing a systematic two-year Buddhist studies program to Cape Town and Johannesburg. Read more about his journey here.

Centro de Retiros Chantaloube

Escola de Siddhartha

Universidade da Colúmbia Britânica

Estudante de Dharma do Chile para RYI

TBRC, Cambridge, MA

Universidade de Hamburgo: Centro Khyentse para bolsa de estudos textual budista tibetana

Em janeiro de 2011, com o apoio de uma doação da Fundação Khyentse, o Professor Dorji Wangchuk criou o Centro Khyentse para Bolsas de Estudos Textuais Budistas Tibetanos no Departamento de Estudos Indígenas e Tibetanos, Instituto Ásia-África, Universidade de Hamburgo. O centro é dedicado à investigação acadêmica de textos tibetanos, principalmente budistas.

Universidade de Pequim

Warnum Nuns Retreat

Santi Sena

Universidade de Kelanya, Sri Lanka

Universidade de Chulalongkorn, Tailândia

Universidade de Edimburgo, Escócia

Universidade Fu Dan, China

Subsídio de estudante do Dharma Palestino

Projeto Israelita do Dharma da Juventude de Tovana: Meditação para Jovens Adultos em Rehovot

 

 

O projeto começou com um mini-retiro piloto, focado em meditação e introdução ao budismo. O mini-retiro foi parcialmente silencioso e incluiu a introdução à meditação Vipassana, sessões de meditação sentado e andando, uma introdução ao Buda-Dharma e exercícios interpessoais. A segunda fase foi um curso de dez semanas, com a participação de quatorze participantes que tiveram lugar em um centro comunitário em Rehovot.

Projeto de livro didático de educação ética Bhoti de Patrick Dowd

A KF está apoiando o projeto Bhoti Ethical Education Textbook, de Patrick Dowd, no desenvolvimento de um conjunto de livros didáticos para estudantes na região tradicionalmente budista de Leh, na Índia.