Apesar dos repetidos pedidos de Rinpoche para que as pessoas se abstenham de lhe dar presentes e canalizem sua generosidade para uma de suas organizações, em eventos recentes, amigos bem intencionados vieram com muitos itens. Em um evento, Rinpoche acabou com:
- 22 cafeteiras e 5 prensas francesas
- Uma pilha de chá Pu-erh caro que seus monges não sabem preparar
- Caixas e caixas de alimentos como macarrão que ele não pode consumir enquanto viaja
- 6 pares de calças e inúmeras meias
- Muitos outros itens
RRinpoche disse: “Isso realmente me fez sentir muita pressão”. Com o Khyentse Monlam e outros ensinamentos e eventos planejados para o final de 2016, Rinpoche reeditou sua declaração sobre presentear. Por favor, veja a carta completa para a sangha global abaixo.
Carta de Dzongsar Khyentse Rinpoche
宗薩欽哲仁波切的聲明
A melhor oferenda que podemos fazer aos Budas e seus professores é colocar o Dharma em prática. Assim foi dito por mestres anteriores.
Sei que todos são muito dedicados e generosos, mas peço que não me dêem presentes pessoais de nenhum tipo durante os próximos eventos ao redor do mundo.
De acordo com a tradição de fazer oferendas, se você insistir em fazê-las, apoie a Fundação Khyentse e o Projeto 84000. Ambos representam minhas aspirações e desejos.
Também me incomoda quando as oferendas são desperdiçadas, como costuma acontecer. Nos últimos tempos, as pessoas me deram mais de 20 cafeteiras de todos os tipos e tantas vitaminas diferentes que eu não conseguiria terminar antes das datas de validade; mesmo que eu começasse este minuto, levaria muitas vidas. De qualquer forma, me disciplinei em tomar apenas as vitaminas que meu médico prescreveu. E existem tantos chocolates e chás chineses que acabamos usando às pressas ou armazenando em um local onde eles geralmente se acumulam sem uso e acabam sendo danificados. De fato, algumas coisas ocupam tanto espaço que não tenho como armazená-las e, como viajo muito, não consigo carregá-las comigo. Estes são apenas alguns exemplos de como me sinto incapaz de respeitar e apreciar adequadamente esses presentes.
Mas existem muitas maneiras boas de fazer oferendas. Além de praticar o Dharma e apoiar a Fundação Khyentse e a 84000, você pode oferecer velas, água e incenso em suas próprias casas. Em épocas de peregrinações ou pujas nos lugares sagrados que eu faço, você pode simplesmente fazer oferendas do que for necessário durante o puja, e assim por diante.
Lamento ser um pouco rude nesta carta, mas por favor entenda que vem de realmente querer apreciar e não desperdiçar seu presente, para que ele seja algo realmente benéfico.
Dzongsar Jamyang Khyentse