Comunicados

Nossa missão

NOSSA MISSÃO

A Fundação Khyentse é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao apoio e ampliação do estudo, da prática e de bolsas de estudo sobre Budismo no mundo inteiro. Fundada por Dzongsar Khyentse Rimpoche em 2001, seu objetivo principal é o de estender a sabedoria e a compaixão do Buda no maior grau possível, para beneficio de todos os seres.

Da mesma forma, esta missão de preservar, traduzir e disponibilizar gratuitamente os ensinamentos básicos de todas as linhagens Budistas é completamente não sectária em sua abordagem.

Até o presente momento a Fundação iniciou ou deu sua contribuição a vários projetos em trinta países, influenciando diretamente as vidas de milhares de pessoas. Esses projetos incluem a criação de uma Cátedra de Estudos Budistas na Universidade da Califórnia em Berkeley; a digitalização de escrituras do Budismo Tibetano nos USA e Europa; a fundação de colégios monásticos tradicionais na Asia; e um programa internacional de bolsas de estudo, aberto para candidatos leigos ou monásticos. A FK também teve papel central no estabelecimento de “84000: Traduzindo as Palavras do Buda” – mais uma organização sem fins lucrativos cuja intenção visionária para os próximos 100 anos é a tradução do cânone completo dos ensinamentos Budistas para os idiomas modernos.

Ao entrar na sua segunda década, a FK espera ampliar de forma significativa o objetivo e a escala das suas atividades, com ênfase especial em dois programas principais: “Nurturing the Source” irá revitalizar a educação Budista em países tradicionalmente ou anteriormente Budistas tais como Índia, China, Mongólia, alguns países do Leste Europeu, e os países de tradição Theravada do Sudeste Asiático. “Training for the Future” irá criar um número significativo de professores, estudantes e praticantes Budistas ao redor do mundo, incrementando aptidões em treinamento de liderança, desenvolvimento da juventude, treinamento de ensino, e outros programas de educação Budista nos níveis básico, intermediário e avançado.

Sempre mantendo um foco global, a FK permanece uma organização comunitária, funcionando com equipes de voluntários e sustentadas por centenas de doadores, alguns fazendo apenas pequenas doações mensais. Como gotas de água formando um oceano, a Fundação e seus doadores unem-se para apoiar milhares de praticantes, estudantes e monges, restaurando dessa forma a antiga tradição de patrocínio Budista para a era contemporânea.

* Saiba mais lendo a  Khyentse Foundation Brochure. (em inglês) 

Relatórios Anuais por Ano 

(em inglês)

KF_annual_report_2013_thumb

 

 

 

 

Annual_Report_2012_thumb

 

 

 

 


Linhas Gerais de Investimento 

Para atingir seus objetivos, a Fundação Khyentse confia no investimento profissional de seus fundos. Para este fim, Rinpoche indicou um Comitê de Investimento com cinco membros, todos pessoas com conhecimento extenso e experiência em investimentos, finanças e gerência de portfolio.