Comunicados

Atividades

“Nós não construímos monastérios. Nós construímos pessoas”.

–         Dzongsar Khyentse Riponche

A missão da Fundação Khyentse é, ao mesmo tempo, simples e ambiciosa: conseguir realizar as vastas e profundas aspirações de seu fundador, Dzongsar Jamyang Khyentse Riponche, para apoiar e expandir o estudo   do Budismo no mundo.

O Riponche sempre nos diz que os ensinamentos do Buda devem estar disponíveis a todos. Estabelecendo centros de excelência monástica, treinando praticantes leigos (não monásticos) e monásticos, financiando traduções, e viabilizando bolsas para práticas e estudos. A Fundação Khyentse se esforça continuamente para atingir estes objetivos. Inspiradas e guiadas pelo Riponche, as atividades da fundação  buscam  no seu  objetivo assegurar e estabilizar a tradição dessa fonte de conhecimento e modelar o seu futuro.

I.     NUTRINDO A FONTE

EDUCAÇÃO  MONÁSTICA

Tradicionalmente, as universidades monásticas (shedras) têm mantido excelência acadêmica para estudos Budistas. Para assegurar  esta tradição  que treina acadêmicos e professores Budistas para servir o mundo, a Fundação Khyentse criou um sistema de doação para apoiar as atividades nas escolas monásticas, notadamente, na China, Índia e Butão.

PRESERVAÇÃO DOS TEXTOS

A preservação dos textos Budistas considerados ‘chave’ é uma atividade fundamental da Fundação Khyentse, que apoia as iniciativas de conservação de muitas organizações semelhantes, portanto assegurando que o tesouro do conhecimento Budista seja preservado e disponível para gerações ainda por vir.

REVITALIZANDO TRADIÇÕES BUDISTAS

Para assegurar a sobrevivência de todas as grandes linhagens e escolas Budistas, bem como do Budadharma em geral, a Fundação Khyentse não está medindo esforços para revitalizar a educação Budista em países tradicionalmente Budistas como Índia, China e em outras nações da Ásia que incluem Camboja, Sri Lanka e Mongólia.

PROJETOS DE TRADUÇÃO

Tendo iniciado e sustentado a organização-irmã 84000: Traduzindo as Palavras do Buda, a Fundação Khyentse patrocina várias outras iniciativas de traduções, ajudando a preservar e disseminar os ensinamentos do Buda no mundo e em vários idiomas.