Iniciativa Acadêmica

Investindo no Ensino Acadêmico

Aug 21st, 2013

Unknown-5

Se a tarefa de proteger e preservar todas as tradições do estudo e da prática budista para as próximas gerações viesse cair em seus ombros, o que você faria? Que métodos você usaria e em que áreas investiria seu tempo, energia e recursos?

Como um de seus projetos iniciais prioritários, a Khyentse Foundation tem investido em estudos acadêmicos nas universidades pelo mundo, por mais de uma década. A KF agora impulsionou as relações de trabalho em instituições superiores através de um alto número de subvenções com objetivo definido e parcerias. O Prêmio KF para Excelência é dado para alunos em 10 universidades, desde a Universidade da Pensilvânia até a Universidade de Hong Kong e a Universidade de Sydney e um novo prêmio para dissertação acabou de ser anunciado.

Também estamos dando apoio à próxima geração de tradutores através de programas de patrocínio tanto na Ásia quanto na Europa.

O empreendimento mais importante e ambicioso até o presente momento foi o estabelecimento de cargos para professores de budismo nas mais importantes universidades nos Estados unidos, Europa e Ásia. Quando inaugurou a Cátedra Khyentse de Estudos Budistas, na Universidade de Berkley, Rinpoche disse que com esse avanço, ele sentia que estava construindo o equivalente a cem monastérios. O suporte da KF para a universidade foi um ponto decisivo para o departamento, que continuou a florescer. De acordo com o professor Robert Sharf, da Universidade de Berkeley: “Essas dotações criam estabilidade na transmissão de conhecimento através de gerações.”

Contudo, de acordo com o consultor da KF, Professor Peter Skilling: “Há uma crise no ensino acadêmico, especialmente em ciências humanas.”

O Professor Skilling é o consultor da fundação nas questões acadêmicas. Rinpoche o apresentou na reunião dos diretores em 2012, dizendo: “Durante séculos, muitos trabalharam arduamente, silenciosamente, sem condecorações ou títulos, com sinceridade, dando tudo ao Darma do Buda. E é por causa deles que o Darma do Buda sobreviveu. Peter Skilling é um deles. Esse homem fez um trabalho notável colecionando e preservando sozinho sutras Pali ameaçados.”

O Professor Skilling é o fundador e o presidente da Fragile Palm Leaves Foundation; professor na French School de Estudos Asiático, localizada em Bangkok.

Depois de ser apresentado pelo Rinpoche, o Professor Skilling fez uma palestra voltada para as condições do ensino acadêmico atualmente. “O ambiente acadêmico é um campo de discursos, diferente do campo da prática. Há uma crise no ensino acadêmico, especialmente nas ciências humanas. Os administradores não valorizam as ciências humanas, como fizeram antes. Essas disciplinas são vistas como menos relevantes. Isso leva a um empobrecimento dos programas de ciências humanas nas universidades. É extremamente importante que haja oportunidades para as pessoas treinarem metodologias acadêmicas para o estudo do Budismo, para o uso de fontes fundamentais, para as ferramentas de pesquisa. Isso é essencial para preservar e tornar disponível os ensinamentos autênticos do Buda para o benefício das gerações futuras.”

Ao responder ao comentário de que o estudo acadêmico do Budismo poderia beneficiar um pequeno número de pessoas, o Professor Skilling deu um exemplo: Nem todo mundo tem que compreender a ciência espacial, mas precisamos de físicos e cientistas altamente treinados que estudem e pesquisem, para que o conhecimento possa ser aplicado de maneira prática para beneficiar a humanidade sob a forma de máquinas e aviões.

O Professor Skilling foi o primeiro a sugerir que a fundação estabelecesse prêmios acadêmicos, a visitar as cadeiras dos professores e as palestras. O benefício é mútuo, diz ele.

Os alunos podem aprender com os experts e os experts podem aprender com os alunos que trazem novos questionamentos sobre estudos antigos. Ele declarou que é importante essa circulação de conhecimento entre alunos e professores. Há um aspecto intangível de troca – por exemplo, o valor de enviar alguém a uma conferência.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *.